tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

sábado, 7 de maio de 2011

Governo dos EUA divulga vídeos caseiros que mostram Bin Laden em sua mansão



O governo dos EUA divulgou cinco vídeos apreendidos na fortaleza do terrorista Osama bin Laden, morto em uma operação militar no Paquistão na madrugada da segunda-feira. As imagens foram editadas pelo governo. Em alguns dos vídeos, Bin Laden aparece com barba branca sentado em frente à televisão, observa sua própria imagem em noticiários na TV. As informações encontradas no local sugerem que Bin Laden ainda tinha um papel importante no planejamento e na direção de ataques da al-Qaeda e de seus braços no Iêmen e na Somália. A casa funcionava como um verdadeiro centro de controle da rede, segundo um dos funcionários que mostraram as imagens. As informações coletadas indicam também a presença de militantes da al-Qaeda em todo o território paquistanês, o que reforçaria as suspeitas de que o governo do país daria apoio à rede. As autoridades americanas consideraram que a apreensão de dados sobre a rede terrorista da al-Qaeda feita no refúgio de Bin Laden foi a mais significativa até agora.
A descrição dos vídeos
Vídeo 1:
Uma mensagem completa, inédita para o povo americano. Segundo o Serviço de Inteligência dos EUA, o vídeo é do período entre 9 outubro e 5 novembro de 2010. Bin Laden aparece sentado, vestido com um manto de ouro, a barba está tingida de preto. Não há nenhum áudio, mas o oficial disse que Bin Laden está dando sua mensagem padrão de condenar a política dos EUA e do capitalismo.
Vídeo 2:
Bin Laden está sentado no chão assistindo a suas próprias imagens nos noticiários da televisão. Um vídeo de Bin Laden aparece na tela. Em seguida, a câmera se move sobre Bin Laden sentado no chão. Ele tem uma barba cinza e um chapéu preto, e é envolto por um cobertor. Ele está sentado sobre uma pequena mesa de madeira,segurando o controle remoto e apontando para a televisão.
Vídeo 3:
Neste vídeo, ele tem uma barba tingida de preto. O fundo de madeira foi descrito como um armário. O funcionário disse que eles concluíram que o armário no vídeo é a mesmo que foi encontrado na fortaleza. Não há data no vídeo.
Vídeo 4:
Ele tem um fundo marrom e Bin Laden está vestindo uma camisa branca com uma camiseta por baixo. Não há data sobre este pequeno vídeo.
Vídeo 5:
Bin Laden está na frente de uma folha amassada, vestindo uma capa de ouro ou túnica, e camisa branca. Ele está vestindo um chapéu branco e sua barba está tingida barba preta. Não há uma data sobre este vídeo. Fontes: Agências

Um comentário:

Emerson disse...

Vídeo apresentado pelos EUA é de 4 Anos Atrás

O vídeo em questão foi divulgado já em 1997, como podem ver no post abaixo. O cara sentado com o controle na mão é certamente muito mais velho do que o vídeo que o EUA alega ser de outubro de 2010.

http://www.anovaordemmundial.com/2011/05/farsa-casa-branca-alega-que-video-de-4.html