tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Cianorte registra 2º homicídio do ano


O adolescente Iago Júnior Ferreira dos Santos, de 17 anos, foi morto na madrugada de quarta-feira (21), vítima de disparos de arma de fogo. Ele foi alvejado em um sofá na cozinha de sua própria casa, no Jardim Cidade Alta, em Cianorte. Segundo a mãe, a dona de casa Maura Ferreira dos Santos, 43, que presenciou o crime, o assassino que invadiu sua casa sabia o que estava fazendo.
"Estão dizendo que foi engano, mas não foi engano não. Ele atirou certeiramente e antes viu que estávamos eu e meu filho em casa", disse. "Não posso dizer qual foi o motivo, mas na segunda-feira (19) participei de uma audiência no Fórum onde pedi que meu filho fosse internado. Ele estava sofrendo ameaças, mas não consegui convencer a justiça", disse a mãe.
Segundo ela a ação durou cerca de 40 minutos, momentos de verdadeira agonia na residência, localizada na rua Pelicano, Jardim Cidade Alta. Depois dos disparos a mãe acionou o Corpo de Bombeiros, mas Iago não resistiu aos ferimentos e morreu ainda em casa.
"Por volta das 2h da manhã ouvi o trinco (da porta) mexendo. Levantei, fui até a cozinha e acendi uma luz. Uma pessoa do lado de fora pediu que eu abrisse a porta, e respondi que estava procurando a chave, mas fui ligar para a polícia. Pedi que viessem rápido porque alguém tinha pulado o muro e estava agressiva no lado de fora, inclusive achei que tinha errado de casa", contou a mãe do adolescente.
Passados cerca de 15 minutos, o agressor começou gritar ainda mais alto. "Foi quando meu filho acordou e foi se sentar no sofá da cozinha. O assassino arrebentou a porta com um chute e deu três disparos a queima roupa. Não deu pra fazer nada, só ajoelhar e pedir a Deus que ajudasse meu filho", desabafou. Quando os bombeiros chegaram, Iago já estava sem vida.
A dona de casa disse que o filho tinha problemas mentais. "Meu filho tinha muitos problemas. Ele não conseguia parar em escola, até na APAE cheguei colocar ele, mas não deu certo. Nunca parava em lugar nenhum, sempre com reclamações de comportamento. Ele era um menino bom, não consumia drogas e nem álcool, mas tinha mentalidade de criança. Era um menino de três anos, no corpo de um jovem de 17", explicou a mãe. Em novembro próximo ele completaria 18 anos.
Polícia tem suspeitas
O assassino usava capacete e blusa de motoqueiro. "Iago não se defendeu. Ele nem imaginava que aqueles disparos pudessem matá-lo. Morreu sem saber o que aconteceu, ele só olhou para mim e disse que estava doendo muito" disse, contou Maura, que tem outros dois filhos - uma professora e um jovem que se encontra detido, acusado de homicídio. Iago foi sepultado na tarde de quarta-feira, 21.
Segundo o investigador Wilson Henriques, da 51ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Cianorte, as investigações seguem algumas hipóteses e a principal linha não pode ser divulgada. "Nós próximos dias vamos identificar o responsável pelo crime", afirmou. Os disparos atingiram um braço, que foi transpassado, o coração, o abdome e o tórax do adolescente.
Fontes: Agências

terça-feira, 20 de abril de 2010

Alerta sobre cadeirinhas para transporte


A Secretaria Municipal de Defesa Social, através da Umutrans e da Guarda Municipal, está intensificando o trabalho de conscientização de motoristas a respeito do transporte seguro de crianças. Um panfleto com regras básicas foi especialmente confeccionado para a campanha em curso. O material destaca a resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que entra em vigor no dia 29 de maio.
As abordagens são feitas nas proximidades e no interior das escolas. "Estamos orientando e alertando", explica o secretário Hemerson Yokota. A resolução determina o uso obrigatório do dispositivo bebê conforto ou conversível, das cadeirinhas e do assento de elevação em veículos para transporte de crianças de até 10 anos de idade.
Os acidentes de trânsito são a principal causa externa de mortes e hospitalização de crianças. "Observar as determinações pode evitar acidentes e multa de trânsito por uma infração que entrará na fiscalização já no início de junho", salienta Yokota.
Regras gerais - A resolução do Contran determina que crianças com até um ano devem ser conduzidas pelo conversível ou bebê conforto. Já crianças com idades entre 1 e 4 anos devem ser transportadas em cadeirinhas, e os de 4 a 7 anos e 6 meses em assentos de elevação.
O condutor que for flagrado sem um dos equipamentos de segurança especificados será penalizado com infração gravíssima, o que se traduz em multa de R$ 191,54, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.
DADOS
- Por ano no Brasil, os acidentes de trânsito tiram as vidas de 6 mil crianças e deixam hospitalizadas outras 140 mil, numa média diária de 16 mortes e 380 hospitalizações.
- Em 90% dos casos, os acidentes poderiam ser evitados com medidas de prevenção, como o uso de dispositivos adequados para o transporte de crianças.
- Segundo o Contran, as especificações gerais dos equipamentos de segurança são as seguintes: bebê conforto para crianças até 9 quilos, aproximadamente; cadeirinha, dos 9 aos 18 kg; assento de elevação, dos 18 aos 36 kg; e cinto de segurança, acima disso.
- O selo do Inmetro já é exigido em todas as cadeirinhas fabricadas no Brasi.
Fontes: Agências

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Emocionado, Roberto Carlos chora ao chegar ao hospital onde sua mãe morreu






Emocionado, Roberto Carlos chegou ao Copa D’Or chorando na noite deste domingo, 18. Assim que desembarcou no Rio – o cantor estava nos Estados Unidos para apresentações na cidade de Nova York -, Roberto Carlos seguiu para o hospital em Copacabana, na Zona Sul da cidade, onde sua mãe Laura Moreira Braga faleceu no último sábado, 17.
Dudu Braga e Erasmo Carlos, respectivamente filho e amigo de Roberto Carlos, também estiveram no hospital para se despedirem de Laura Moreira Braga. Segundo a assessoria de Roberto Carlos, o enterro da mãe do cantor será realizado nesta segunda-feira, 19, às 9h, no cemitério Jardim da Saudade, em Sulacape, Zona Oeste do Rio.
Laura Moreira Braga
Aos 96 anos, Lady Laura, como era conhecida, morreu de insuficiência respiratória aguda, seguida de duas paradas cardíacas. A mãe do cantor estava internada desde o dia 31 de março, no Hospital Copa D’ Or, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, com um quadro de infecção pulmonar.
No atestado de óbito, assinado pelos médicos Antônio Carlos Moraes e Milton Kazuo Yoshino, consta como causas da morte choque séptico e insuficiência respiratória aguda, decorrentes de pneumonia bacteriana, agravados por insuficiência renal crônica, insuficiência coronariana e arritmia cardíaca.
Fontes: Agências

domingo, 18 de abril de 2010

Osasco derruba o Rio e encerra jornada de superação com o título da Superliga





Quando o Rio de Janeiro venceu o terceiro set e virou o jogo para 2 a 1, o roteiro dos últimos anos parecia fadado a se repetir. Mas do outro lado da quadra estava Osasco, e para quem chegou a ter o time extinto antes campeonato, superação não é nenhuma novidade. Empurrada pelos gritos da torcida e por atuações fantásticas de Natália e Jaqueline, a equipe paulista reagiu, forçou o tie-break e conquistou o título da Superliga feminina 2010. A vitória por 3 sets a 2 (25/23, 18/25, 19/25, 25/13 e 15/12) interrompe os quatro anos de dinastia carioca no cenário nacional e coroa uma temporada que começou em tristeza e terminou em glória. Quando a capitã Carol Albuquerque levantou a taça, e a chuva de papel picado caiu do teto do Ibirapuera, as jogadoras do Osasco já não conseguiam conter a emoção e o alívio pela conquista após três anos batendo na trave. As campeãs se permitiram até o direito da tietagem, quando receberam as medalhas de Ronaldo Fenômeno. Entre os sorrisos, dois destaques: o de Jaqueline, eleita a melhor da final com uma impressionante atuação defensiva, e o de Natália, que impulsionou a reação e comandou o ataque do time campeão.
Natalia 21 anos, cravou 29 pontos.
Fontes: Agências

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A mãe e a avó de um menino de 14 anos o perseguiram por cerca de um quilômetro, o amarraram com uma corda, o ameaçaram com um pedaço de pau e cortaram


A mãe e a avó de um menino de 14 anos o perseguiram por cerca de um quilômetro, o amarraram com uma corda, o ameaçaram com um pedaço de pau e cortaram o cabelo dele na terça-feira (13), em Sorocaba (SP). Tudo isso porque o garoto tinha o cabelo ao estilo do movimento "emo", cuja marca é a franja comprida caída sobre os olhos. Sem a autorização da mãe, L. também havia colocado um aplique colorido para aumentar a cabeleira.
Ao chegar em casa, no Jardim Iguatemi, zona norte da cidade, a mãe, identificada apenas como Lucimar, de 37 anos, e a avó, Lúcia, de 57, correram atrás do garoto com uma tesoura e ainda o ameaçaram com um pedaço de pau.
L. saiu de casa e correu cerca de um quilômetro, até chegar à Praça das Águas, no Jardim Abaeté, mas as mulheres o perseguiram de carro. Ele foi amarrado com uma corda e, além do aplique, teve o cabelo cortado. Em seguida, mãe e avó levaram o menino a um distrito policial, pois queriam denunciá-lo por desobediência
O caso foi encaminhado ao Conselho Tutelar. O garoto foi levado para a casa da avó paterna. Os conselheiros tentarão intermediar a relação da mãe com o filho. Lucimar diz que voltará a amarrar L., se precisar. "Estamos fazendo isso por desespero, pois ele está tomando um caminho errado e, se se der mal na vida, não será por minha omissão", alega.
Fontes: Agências

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Chega a 400 o número de mortos após terremoto na China, diz agência estatal


O número de mortos do terremoto que abalou nesta quarta-feira (14) a província de Qinghai, no noroeste da China, foi atualizado para 400, informa a agência oficial Xinhua. O balanço anterior apontava para 300 mortos. O número de feridos também foi atualizado e deve ultrapassar 8 mil pessoas. A estimativa das autoridades, segundo a mesma agência estatal, é que o tremor deixará ao menos 10 mil feridos. A região atingida faz fronteira com o Tibete, é uma área rural montanhosa e habitada por camponeses, nômades mongóis e tibetanos.
Fontes: Agências

terça-feira, 13 de abril de 2010

Ex-miss e vigilante são presos por estelionato em Maceió


A ex-miss de Jaú (interior paulista) Daiana Rafaela Boton, de 24 anos, e seu companheiro Cássio José Vignando, de 28 anos, que é vigilante, foram presos na noite desta segunda-feira (12), num hotel localizado no bairro da Pajuçara, em Maceió. Segundo o delegado Jobson Cabral, titular da delegacia de Paripueira e que estava de serviço na Central de Polícia, a equipe de plantão recebeu denúncias de que o casal estaria aplicando golpes de estelionato em Alagoas e conseguiu rastreá-lo. Ao chegar ao estabelecimento comercial, os acusados já estavam recolhidos num dos quartos e precisaram descer para prestar esclarecimentos à polícia. “Eles moravam há seis meses numa casa alugada na Praia do Francês, estavam com o aluguel atrasado e simplesmente fugiram sem pagar o débito. Daí, o proprietário do imóvel procurou a polícia e reclamou a dívida. Dois veículos da polícia foram encaminhadas ao hotel para fazer o transporte apreendido com o casal.Uma quantidade de cocaína foi encontrada com eles. Coincidentemente, também recebemos a informação de que as mesmas pessoas teriam alugado um carro próximo ao município de Paripueira e não pagaram pela locação. Como eram cidadãos de fora, resolvemos então ligar para os hotéis e checar as listas de hóspedes. Descobrimos onde eles estavam e fomos até lá. Inclusive, com eles apreendemos vários contratos de locação de veículos que não foram pagos e documentos de contas abertas num banco apenas para aplicar os golpes” – afirmou Jobson Cabral. Como o dono da locadora de automóveis fez a denúncia formal contra o casal, Daiana Rafaela Boton e Cássio José Vignando foram encaminhados para a delegacia de Paripueira. Jobson Cabral aguarda informações sobre os acusados que foram solicitadas a Justiça e a Polícia Civil de São Paulo.
Fontes: Agências

Destino irônico:



Silvia está certa de que a revelação que tem a fazer ao filho vai ser um choque brutal, mas está decidida – o assunto é urgente e inadiável. Por isso, pede um momento a sós com Bruno antes que ele vá se encontrar com Helena. “É sobre seu pai e o ex-marido de Helena”, ela diz enigmática. Bruno não entende e aguarda que ela se explique: “Eles são a mesma pessoa... Seu pai é o ex-marido de Helena”.
Fontes: Agências