tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

terça-feira, 13 de julho de 2010

ANTT publica amanhã edital de licitação para o trem-bala


Brasília - O edital de licitação do trem de alta velocidade, que vai ligar as cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo e Campinas, vai ser lançado amanhã (13) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Com isso, será marcada a data do leilão para definir os responsáveis pela construção do empreendimento.
Durante o evento, será assinada a mensagem para a criação da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S.A. (Etav), que será vinculada ao Ministério dos Transportes. A estatal vai integrar a Sociedade de Propósito Específico (SPE) que será formada para construir o trem-bala. Há duas semanas, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o estudo apresentado pela ANTT sobre o trem-bala, que tem custo estimado em R$ 33,1 bilhões. O vencedor da licitação será a empresa ou o consórcio que oferecer a menor tarifa-teto para o trecho expresso entre o Rio de Janeiro e São Paulo. O preço máximo estabelecido pelo TCU para a passagem na classe econômica é de R$ 199,80.
Licitação
O aviso de licitação estará disponível no site da ANTT a partir desta quarta-feira (14). As empresas interessadas em participar do empreendimento terão de entregar os envelopes com a documentação solicitada pelo governo até 29 de novembro na sede da BM&FBovespa. O leilão está marcado para ocorrer no dia 16 de dezembro.

Até que velocidade o trem pode chegar a ter?
Temos vários tipos de trens. Os urbanos que conhecemos no Brasil, mal passam dos 70Km/h. O trem bala japones viaja entre as estações próximo aos 200Km/h. O Maglev, que utiliza ação por eletroimã, em testes preliminares chegou próximo a casa dos 500km/h.
Mais rápido:
Apesar de os aviões voarem a cerca de 800 km/h, os passageiros perdem muito mais tempo para embarcar num aeroporto do que numa estação de trem. Se houvesse um TGV entre Rio de Janeiro e São Paulo, por exemplo, o tempo de viagem seria de 1 hora e 38 minutos. Um vôo entre as duas cidades não chega a 1 hora, mas perde-se pelo menos uns 50 minutos nos procedimentos de check-in e embarque no aeroporto.
Origem: São Paulo/SP Destino: Rio de Janeiro/RJ Distância: 429 km

Distância aérea em linha reta entre São Paulo e Rio de Janeiro: 357 km
Trem-bala prevê sete estações obrigatórias
O trem-bala que vai ligar o estado de São Paulo ao Rio de Janeiro vai ter sete estações no trajeto, de acordo com o edital lançado pelo governo nesta terça-feira (13). Serão obrigatórias estações no centro do Rio de Janeiro, no aeroporto do Galeão, em Aparecida (SP), em Guarulhos, no centro de São Paulo, em Viracopos e no centro da cidade de Campinas.
Fontes: Agências

Nenhum comentário: