tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Onda de frio faz trecho de rio congelar na Alemanha


A onda de frio que atinge a Europa congelou nesta sexta-feira um trecho o rio Oder na fronteira da Alemanha com a Polônia. Segundo a agência AP, as baixas temperaturas, que já chegaram a -20ºC, impediram a navegação entre o mar Báltico e a capital alemã, Berlim. Na Polônia, o dados divulgados pelo ministério do Interior informaram que o frio já matou 78 pessoas desde novembro.
O risco de hipotermia fez com que a polícia reforçasse suas patrulhas pelas ruas, na tentativa de fazer com que mendigos passem a noite em albergues. O frio também provocou problemas na rede de transportes públicos da Polônia, sobretudo na ferrovia, com atrasos em trens devido a fortes nevadas, que chegaram a gerar o fechamento temporário da Estação Central de Varsóvia, a maior do país.
Enquanto os europeus sofrem com o frio, segue o entrave comercial entre Rússia e Ucrânia que está impedindo o fornecimento de gás ao continente. No entanto, o presidente da Gazprom, Alexei Miller, afirmou que confia em que nesta sexta-feira mesmo será assinado o protocolo para criar o mecanismo internacional de supervisão do trânsito de gás pela Ucrânia, e "imediatamente depois" será retomado o fornecimento.
Aeroporto de Madri é fechado
O aeroporto de Barajas, em Madri, suspendeu suas operações devido à forte nevasca que desde a manhã atinge a capital da Espanha. A neve, que levou ao bloqueio de várias estradas da capital espanhola Madri, está causando também grandes alterações no trânsito em muitas ruas da cidade e impede o normal desenvolvimento dos vôos. A suspensão das operações aconteceu por volta das 8h45 de Brasília.
O aeroporto de Madri também tem problemas em seus acessos que dificultam a chegada por estrada. Segundo a Agência Estatal de Meteorologia espanhola, foi ativado o alerta laranja, devido ao grande risco de nevascas em nove províncias e o perigo de neve e frio em outras 24. A agência meteorológica informou hoje que a onda de frio continuará amanhã, e começará a melhorar a partir do domingo.

Fontes: Agências

Nenhum comentário: