tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Litoral do Paraná tem apenas dois pontos próprios para banho


O Litoral do Paraná está com apenas dois pontos próprios para banho. É o que revela o quinto boletim sobre as condições de balneabilidade nas praias e rios do litoral Paraná, divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nesta quarta-feira (14).
De acordo com o IAP, o banho de mar está liberado apenas nos balneários Ipacaray e Solymar, em Pontal do Paraná.
Outros 41 pontos foram classificados, como impróprios. Vale ressaltar que cada um deles representa somente 200 metros de interdição, cem metros à esquerda e cem metros à direita das placas indicativas.
Conforme determina o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), os pontos monitorados são definidos de acordo a localização - próximos a rios e canais de águas pluviais, por exemplo - e fluxo de banhistas.
Os locais analisados são aqueles mais expostos à contaminação por esgoto, por isso são acompanhados de perto para preservar o Litoral paranaense e a saúde de veranistas e moradores da região.
Já os locais onde não há sinalização - e, portanto, emissão de esgoto - são permanentemente próprios para banho.
Os boletins semanais de balneabilidade serão divulgados até o fim de março. Eles podem ser consultados nos sites da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e do IAP, nas barracas de balneabilidade e em panfletos distribuídos em locais estratégicos do Litoral.

Fontes: Agências

Nenhum comentário: