tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Obama confirma Hillary como secretária de Estado



O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou em entrevista coletiva nesta segunda-feira que a ex-rival democrata Hillary Clinton será sua secretária de Estado, um dos principais cargos diplomáticos da administração americana."Ela divide o meu pragmatismo sobre o uso do poder e meu sentido de propósito sobre o papel da América como um líder no mundo", disse Obama, sobre a escolha da senadora por Nova York.O nome de Hillary já era cogitado para o cargo há semanas e sua escolha marca um esforço final para mostrar a união do Partido Democrata e que as duras críticas mútuas das acirradas primárias democratas ficaram para trás."A imprensa se diverte com as falas de campanha. Mas se vocês olharem as citações que eu e Hillary fizemos fora da campanha, verão que dividimos a visão de que os EUA precisam ficar seguros e que para isso precisamos de uma forte diplomacia", disse Obama, respondendo a um repórter que questionou-o sobre as críticas da época das primárias."Ela será uma grande secretária de Estado e se ela não acreditasse que eu sou capaz de ser um líder neste momento, ela não teria aceitado o cargo", completou Obama.Nova carreiraHillary falou brevemente durante a coletiva em um discurso no qual explicou porque aceitou deixar o Senado para entrar no governo Obama."Eu darei tudo de mim a este cargo. Deixar o Senado é muito difícil, mas, refletindo sobre as últimas semanas, pensei nas tropas trabalhando duro nos campos de batalha, americanos trabalhando para promover nossos interesses no mundo", disse Hillary.A ex-primeira-dama disse ainda que, "com a economia em recuperação, o clima esquentando e ameaças imperdoáveis", os EUA precisam agir ao lado dos parceiros mundiais.
Fontes: Agências

Nenhum comentário: