tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Número de motoristas embriagados quase dobra em Maringá – Pr


Depois que a Lei 11.705, conhecida como Lei Seca, entrou em vigor no País, em 20 de junho, o número de motoristas flagrados dirigindo alcoolizados quase dobrou em Maringá. Também aumentou a quantidade de acidentes de trânsito envolvendo motoristas embriagados. Segundo dados do 4º Batalhão de Polícia Militar em Maringá (4º BPM), entre julho e novembro deste ano foram registradas 112 ocorrências de motoristas com algum teor de álcool no sangue ante 64 casos no mesmo período no ano passado. A Lei Seca passou a considerar crime conduzir veículos com qualquer teor de álcool no organismo. Antes, somente motoristas com mais de seis decigramas de álcool por litro de sangue eram punidos. “Os números explicam que a fiscalização aumentou e que a consciência do motoristas sobre o perigo de se dirigir alcoolizado ainda não mudou”, disse o tenente Alexandro Marcolino Gomes, relações públicas dos 4º BPM.
A punição para quem não cumprir a lei é considerada gravíssima e prevê suspensão da carteira de habilitação por um ano, além de multa de R$ 955 e retenção do veículo. A suspensão por um ano do direito de dirigir é feita a partir de 0,1 mg de álcool por litro de ar expelido no exame do bafômetro. Acima de 0,3 mg/l de álcool no ar expelido, a punição inclui também a detenção do motorista (de seis meses a três anos).
Em 2007, a PM registrou 143 multas de trânsito por embriaguez ao voltante. De janeiro até 30 de novembro já são 203 notificações.
De julho a novembro deste ano, 40 motoristas com algum teor de álcool no sangue se envolveram em acidentes de trânsito em Maringá. No mesmo período no ano passado foram 29. BafômetroO 4º BPM recebe nesta quarta-feira (3) dois bafômetros do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e do Sindicato das Seguradoras do Paraná e Mato Grosso do Sul (Sindseg). Em Maringá e região há um aparelho em funcionamento e outros quatro estão em manutenção, em Curitiba. “Hoje, a partir das 12 horas, três equipamentos estarão em operação na cidade”, afirma o tenente Gomes. No noroeste do PR, na área da 4ª Companhia de Polícia Rodoviária (4ª Cia. PRv), existem sete bafômetros. Três servem Maringá e Região Metropolitana. No final de novembro, o governo federal anunciou a compra de 10 mil bafômetros, que começarão a ser distribuídos em dezembro ou janeiro, em locais onde há maior movimentação de veículos e maiores índices de acidentes.

Fonte: O Diário do Norte do Paraná

Nenhum comentário: