tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Espetáculo encerra comemorações do Imin 100 em Maringá


Na noite do último sábado, dia 6, a apresentação do grupo de canto e dança "Chura", da província japonesa de Okinawa, no Teatro Marista, marcou o final das celebrações oficiais, em Maringá, das comemorações aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil.
Organizado pela Associação Cultural e Esportiva de Maringá (ACEMA) o evento reuniu, na platéria, vários pioneiros e grande parte da colônia de descendentes nipônicos do Paraná que, só em Maringá, abrange 4.500 famílias, constituindo-se na terceira maior do Estado.
No palco, o elenco de 35 artistas do Grupo Chura contaram a história e o folclore de Okinawa - a ilha das paixões.
O rico cenário, os efeitos de iluminação, os cantos e danças tradicionais e os instrumentos de percussão expuserm lendas da terra natal que surgiram ainda no início do século XV.
Uma participação especial do grupo Requios - também de Okinawa - incrementou espetáculo com a execução do taiko - ritmo característico que, com a força dos tambores, mostrou as batalhas que resultaram na unificação do reino de Ryu-Kyu, o atual arquipélago que forma a província japonesa.
Para o coordenador do grupo, Nelson Okumura, o contato direto com imigrantes e descendentes de japoneses fora do país de origem representou um autêntico reflexo vivo de todas as histórias e antigas lendas que os artistas relembraram no palco.
Antes de Maringá o espetáculo havia sido apresentado nas cidades de São Paulo, Santos, Araraquara e Presidente Prudente.

Fonte: A Tribuna do Norte do Paraná

Nenhum comentário: