tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

DESCASO : Alunos merendam jatobá em escolas municipais no Piauí

O “Brasil” da vergonha


As crianças do município de Uruçuí, cidade localizada a 453 quilômetros ao Sul de Teresina, estão sofrendo com o descaso da administração municipal, a merenda servida nas escolas é o jatobá.
Além dos problemas com a alimentação, o ano letivo está perdido, segundo os vereadores porque o prefeito Chico Filho (PMDB) abandonou o município e há quatro meses os servidores não recebem dinheiro referente ao pagamento dos salários. Chico Filho foi derrotado no último pleito. A denúncia foi encaminhada ao Ministério Público para adotar as providências cabíveis.
O membro da comissão de transição, Agenor Barbosa de Sousa, afirmou que o município está em abandono e o prefeito não pisa na cidade. Ele lamentou que, apesar de ter dinheiro destinado especificamente para o pagamento de professores e para aquisição de merenda escolar, isso não está sendo feito.
O suplente de vereador Edvaldo Lima afirmou que existe muita corrupção em Uruçuí. Ele alegou que 90% dos vereadores do município são analfabetos ou estão aliados ao prefeito e nada fazem quanto a este abandono.
Mas foi encaminhado um abaixo-assinado pelos próprios servidores e foi encaminhado ao promotor da comarca para denunciar o prefeito à Justiça.
“Não tem sentido uma cidade que recebe em média R$ 15 mil para comprar merenda escolar, estar dando jatobá para as crianças como merenda”, comentaram Agenor Barbosa e Edvaldo Lima, durante um evento no Tribunal de Contas do Estado.“O prefeito ficou conhecido durante a campanha eleitoral como Chico Jatobá, porque era isso que dava de merenda para as crianças nas escolas. Eu fui ameaçado e tentar de agredir por isso”, comentou Edvaldo Lima.
“O pagamento dos servidores é feito de forma alternada. Ele paga uns e outros não. São quase mil servidores na prefeitura de Uruçuí e o prefeito fica na fazenda, nem pisa mais lá. Tem muita obra que foi parada. A Educação está parada. Os alunos correm o risco de perder o ano letivo, por conta disso”, completou Agenor Barbosa.
O Conselho de Educação do Estado pode ser acionado para fazer uma fiscalização encaminhar o caso à Secretaria de Educação e acionar também o Ministério Público para evitar prejuízo para as crianças matriculadas no município.
O município de Uruçuí fica a 453 quilômetros ao Sul de Teresina. A reportagem do Diário do Povo tentou entrar em contato com o prefeito Chico Filho ou algum assessor, mas não teve sucesso.(LC)
Fontes: C 13 e Agências

Nenhum comentário: