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sábado, 29 de novembro de 2008

Porto de Itajaí


O Porto de Itajaí, maior terminal de carga de congelados do País e o segundo em movimentação de containeres, está com suas atividades paralisadas devido às enchentes provocadas pelas chuvas em Santa Catarina. De acordo com o superintendente do porto Arnaldo Schmitt Junior, os custos diário com a paralisação são de US$ 35 milhões por dia em média, já que o terminal movimenta em torno de US$ 1 bilhão por mês.
Tentando evitar maiores perdas, parte do terminal poderá entrar em operação em duas semanas. De acordo com o superintendente a velocidade das águas foi muito grande, arrancando parte da área de atracação e levando todo concreto para o canal de navegação das embarcações.
"As águas movimentaram o leito do rio de tal maneira, que o canal por onde passa os navios ficou disforme, não sabemos a profundidade que tem agora esse canal. Uma batimetria (medição do canal de navegação) deve ficar pronta hoje", disse.
O superintendente do Porto de Itajaí explicou que a rapidez na liberação dos recursos está sendo fundamental para a recuperação do porto. "Por questão de justiça tenho que ressaltar a medida provisória nº 448 que prevê um montante de R$ 350 milhões para as obras de emergência no Porto de Itajaí", disse.
Para o porto voltar a operar , segundo o superintendente, o cais tem que estar em condições de receber os navios. "Vamos tentar nos próximos dias colocar em operação dois berços (cais), os que foram menos avariados. Um deles, o berço zero, nunca foi usado, estava em construção. Entretanto mesmo com essas obras, para o porto funcionar o rio terá que ser dragado. O porto não volta de imediato com 100% de sua capacidade, mas vamos tentar pelo menos 80%", estimou.
O superintendente do Porto de Itajaí também descartou qualquer possibilidade de transferir a movimentação de navios para o porto vizinho de Navegantes, "pois para entrar nos dois terminais o mesmo canal tem que ser usado e ele está obstruído, tem que ser dragado", explicou.
Fontes: Agências

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