tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Moradores esperam resgate após 14 casas serem soterradas


Moradores do morro de Ristow, na cidade de Blumenau (SC), reclamam da demora na busca por sobreviventes no local. Um deslizamento na encosta soterrou 14 casas e seis corpos foram encontrados.
"Não dá para acreditar que isso esteja acontecendo. Tiraram o meu irmão e a minha mãe daqui, mas não sei porque não procuram por mais pessoas. A gente não sabe ao certo se dá para encontrar alguém, mas, de qualquer forma, era preciso tentar, afinal de contas, aqui haviam 15 casas e só foram retiradas seis pessoas", afirma o morador Delvinio da Silva.
Uma escavadeira trabalha para tentar conter novos deslizamentos e um dos empresários da empreiteira que está no local reconhece que as buscas foram paradas: "Não vamos retomar esse tipo de trabalho enquanto não surgirem mais pedidos. Oficialmente, foram encontradas todas as pessoas que estavam desaparecidas por aqui. No momento estamos canalizando a água, queremos evitar novos acidentes, mas os riscos ainda existem", afirmou Fabio Roncaglia.
O deslizamentoDe acordo com os moradores, o deslizamento ocorreu de forma muito rápida. "Estava deitado na minha cama quando ouvi um barulho de um trovão. Depois veio aquele barulho constante, de avalanche mesmo. Aí ouvi as pessoas pedindo socorro e não deu tempo de fazer mais nada", disse Ronildo de Souza.
Da rua José Rautenberg podem ser vistos pedaços de madeira e restos de móveis. São estantes, aparelhos de televisão destruídos e utensílios do dia-a-dia.
Muitos moradores abandonaram suas casas enquanto um grupo fica de prontidão para que nada seja roubado. "Passamos a noite em claro. Aqui só entra quem é do bairro. O pessoal tem entrado nas casas para roubar e a polícia está nos ajudando a manter a ordem", revelou Everaldo Melo.
Alguns curiosos vão à região para tirar fotos e pioram ainda mais a situação: "Tem muito turista vindo aqui. Ao invés de ajudar, eles atrapalham. Não queremos ninguém aqui para dificultar ainda mais a nossa vida", afirmou Irineu Kovaliski.

Fontes: Agências

Nenhum comentário: