tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Foguete Russo foi lançado


O foguete portador Soyuz-U com a primeira nave russa de nova geração "Progress M-01M" foi lançado nesta quarta-feira da base de Baikonur, no Cazaquistão rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).
O lançamento ocorreu às 15h38 de Moscou (10h38 de Brasília), e dez minutos depois a nave entrou em órbita e iniciou seu vôo independente para a plataforma orbital, informou o Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia (CCVE).
Segundo a informação telemétrica recebida da 'Progress', "o desenganche do foguete portador aconteceu conforme previsto", ressaltou o porta-voz citado pela imprensa local.
O cargueiro fará um vôo de quatro dias à ISS para testar o funcionamento de seu sistema de comando digital, de acordo com o anunciado na última segunda-feira pelo chefe do programa de vôo do segmento russo da plataforma orbital, Vladimir Soloviov.
O acoplamento da nave à estação espacial, cuja missão permanente é integrada pelos astronautas da Nasa, Michael Fincke e Sandra Magnus e o cosmonauta russo Yuri Lonchakov, está programado para o próximo domingo às 15h23 de Moscou (10h23 de Brasília).
Nesse mesmo dia está prevista a aterrissagem na Flórida da nave "Endeavour", que retorna da plataforma orbital com sete astronautas a bordo.
Estarão juntas no espaço duas naves "Progress", já que a anterior, "M-65", que se desenganchou da plataforma orbital no último dia 14, permanecerá no cosmos em vôo autônomo como laboratório científico.
Segundo o CCVE, o cargueiro de nova geração "Progress M-01M" transporta à plataforma orbital 2,5 toneladas de carga.
Entre o material transportado se destacam 185 quilos de água, 105 quilos de equipamento cientista e também 37 quilogramas de equipamentos de áudio e vídeo, além de objetos pessoais e presentes de familiares e amigos da tripulação da ISS.
O cargueiro, da nova série 400, se diferencia dos anteriores por incorporar um novo computador digital, em substituição de outros computadores já obsoletos.
Além disso, o sistema de telemetria analógico foi substituído por um de tecnologia digital, de menor tamanho.

Nenhum comentário: