tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

sábado, 29 de novembro de 2008

Defesa Civil retoma resgates em Ilhota; chega a 109 o número de mortos em SC


As equipes de socorro retomaram o trabalho de resgate de famílias que permanecem isoladas em várias localidades do município de Ilhota, um dos mais atingidos pelos temporais que devastaram a região do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, desde o final de semana passado. Em Ilhota, morreraram 37 das 109 mortes até agora registradas pela Defesa Civil de Santa Catarina. Segundo o relatório das 12h45, as outras mortes ocorreram nos municípios de Blumenau (24), Gaspar (15), Jaragua do Sul (13), Luís Alves (5), Rodeio (4), Rancho Queimados (2), Benedito Novo (2), Itajaí (2), Brusque (1), Pomerode (1), Bom Jardim da Serra (1), São Pedro de Alcântara (1) e Florianópolis (1).Mesmo com a chuva que voltou atingir Ilhota hoje (29/11), um dos helicópteros usados nas operações de resgates está retirando cerca de 60 pessoas ilhadas na localidade conhecida como Braço do Baú. Ontem, por conta de novas chuvas, Ilhota foi um dos municípios em que a Defesa Civil precisou interromper os trabalhos de resgate. O trabalho de resgate das famílias isoladas no Braço do Baú deve prosseguir por toda tarde de hoje. Os socorristas também contam com o apoio de cães farejadores para tentar encontrar possíveis corpos em áreas onde ocorreram deslizamento de terra.
Importante rodovia em Florianópolis segue interditada
·A SC 401 é a principal via de acesso entre o centro de Florianópolis ao litoral norte
Em relatório divulgado às 12h45 de hoje, o serviço informa ainda que 27.410 pessoas estão desabrigadas e 51.297 desalojadas. Dezenove pessoas continuavam desaparecidas. O Estado também fez um pedido para que voluntários da área da saúde interessados em auxiliar nos trabalhos com as vítimas do desastre se cadastrem no site da Secretaria Estadual de Saúde. "A orientação é para que ninguém se desloque para fazer atendimentos sem o cadastro, pois é preciso organizar os grupos de trabalho, conforme as necessidades de cada região afetada", diz o relatório.Na noite de sexta-feira, a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina anunciou o encerramento do ano letivo nos municípios afetados pelas chuvas desde a semana passada que não tenham condições de continuar as aulas.
Chuvas em Santa Catarina
Casa foi atingida por deslizamento de terra em Alto do Baú
As aulas estão encerradas nas unidades escolares de Educação Infantil (CIs e pré-escolas) da rede pública estadual e em centros de educação de jovens e adultos localizados nos 14 municípios que decretaram calamidade pública: Gaspar, Rio dos Cedros, Nova Trento, Camboriú, Benedito Novo, Blumenau, Luis Alves, Itajaí, Rodeio, Itapoá, Brusque, Ilhota, Pomerode e Timbó.A medida vale para os alunos que já atingiram, no mínimo, média final 5,0 e freqüência, no mínimo, de 75% do total das aulas previstas no calendário escolar aprovado para 2008.Já os alunos que não alcançaram tais índices deverão ser convocados pelas escolas para proceder a atividades de recuperação e à nova avaliação.

Fontes: Agências

Nenhum comentário: