tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Chuva: SC tem 53 mil desalojados e desabrigados


O número de desalojados e desabrigados em Santa Catarina chegava a 53.639 às 13h52, sendo 22.812 desabrigados e 30.827 desalojados. Pelo menos 3 mil pessoas em Blumenau foram encaminhadas para um dos 35 pontos de alojamento montados pela Defesa Civil.
O principal deles foi levantado na Catedral de São Paulo, um dos mais visitados pontos turísticos da cidade. Aproximadamente 400 pessoas aguardam no auditório da igreja.
"É um sentimento de muita dor. Uma perda que vai além de todos bens que foram destruídos. O que mais machuca é passar por tudo isso e não ter sequer um parente para correr e pedir um abraço", contou a fotógrafa Delayne Sabino.
Seu namorado, Flavio José da Silva, falou sobre detalhes da tragédia: "saímos de nossa casa somente com a roupa do corpo. Nada mais. Não tivemos tempo de salvar nada. Morávamos na rua Caxambu, no centro de Blumenau. Agora não tenho idéia para onde vamos. Estou desempregado e não sei o que vou fazer da vida".
Entre as vítimas, havia uma gestante de quatro meses. "Não era o que eu esperava para o meu filho. Arrumei com tanto capricho a casa. Não tenho nem palavras para descrever o que estou sentindo", lamentou Celma Silva.
Os desabrigados encontram nos alojamentos tudo o que precisam para se recuperar do trauma. "Qualquer pessoa que esteja precisando de alguma coisa pode vir aqui. Não há restrição. Estamos trabalhando para diminuir esses danos e vamos ficar de prontidão enquanto precisar", afirmou Otávio Pontes, agente de apoio da Defesa Civil.
Além de homens da Defesa Civil e Exército, a população catarinense também está mobilizada para o voluntariado: "isso é uma obrigação de cidadão. Estamos estendendo a nossa mão para que as pessoas se sintam acolhidas", disse a voluntária Rafaela Bell. As doações chegaram à marca de 1 t, somente em roupas.
"São muitas as histórias. Um casal trouxe nos braços um bebê recém nascido, morto, porque não conseguiu deixar o corpo do filho no local. Um pai tentou segurar a mãe e a filha no rio, mas não conseguiu e viu os dois se perderem na água. Isso é arrepiante", contou Rafaela.
Fontes: Agências

Nenhum comentário: