tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

536 mil mulheres morrem por ano em decorrência da gravidez


O Relatório sobre a Situação da População Mundial 2008, divulgado na íntegra hoje (12) pelo Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa), alerta que o número de mulheres que morrem em decorrência da gestação e do parto permanece basicamente inalterado desde 1980. A média é de 536 mil óbitos por ano em todo o mundo. Outros cerca de 15 milhões de mulheres sofrem lesões ou adoecem.
A publicação sugere que abordagens sensíveis às diferenças culturais são ferramentas "essenciais" para ações focadas na promoção da saúde reprodutiva e sexual, bem como para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
A redução da mortalidade materna e a prevenção de lesões, ressalta a Unfpa, dependem de um melhor atendimento durante a gestação e o parto, além de serviços de emergência em casos de complicações e do acesso ao planejamento familiar.
Como exemplo, o texto cita que diversos governos e mesmo a comunidade internacional em geral consideram a mutilação genital feminina uma "violação" aos direitos humanos e um "perigo" à saúde mental e física das mulheres. Entretanto, de acordo com o relatório, a prática permanece "disseminada" e "arraigada" em algumas comunidades.
"Ela pode até mesmo ser considerada essencial para o ingresso na vida adulta e para a aceitação plena na comunidade. As mulheres que não se submetem podem ser consideradas feias e sujas. Acabar com essa prática implica levar em consideração todos os diferentes significados culturais e descobrir alternativas relevantes, em estreita cooperação com a comunidade", destaca a Unfpa.
Fontes: Agências

Nenhum comentário: