tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Finlândia: jovem abre fogo em escola e faz vítimas


O Atirador da Escola



Pelo menos nove pessoas morreram nesta terça-feira depois que um jovem abriu fogo em uma escola da localidade finlandesa de Kauhajoki, no oeste do país. Segundo a polícia, ele tentou cometer suicídio após os disparos.
As primeiras informações eram de que o jovem tinha morrido. No entanto, segundo as autoridades, ele foi levado em estado crítico para um hospital de Tampere com um tiro na cabeça.
O tiroteio começou por volta das 11h (5h de Brasília). Tudo indica que o autor é um jovem de 22 anos residente em Kuahajoki que colocou vários vídeos no site YouTube, onde ele aparece com uma pistola.
Segundo a rede BBC, uma testemunha descreveu a cena em que uma mulher coberta em sangue fugia do prédio da escola aos gritos. Policiais evacuaram o prédio da escola e outros em volta.
O jovem, cuja identidade ainda é desconhecida, entrou no YouTube apenas duas horas antes do incidente. O número de vítimas, que antes eram três, pode aumentar à medida que as informações forem se confirmado.
Em seu perfil de usuário, ao autor dos disparos se descrevia como um jovem interessado em "computadores, armas, sexo e cerveja", com predileção pelos filmes de terror, segudno a agência EFE.
Enquanto isso, no colégio profissional, houve um incêndio que está sendo combatido pelos bombeiros. A imprensa local afirma que pelo menos dez pessoas foram internadas em diferentes hospitais.
Episódio parecido
O tiroteio em Kauhajoki lembra um incidente semelhante de novembro do ano passado, quando um estudante de 18 anos provocou um massacre em um instituto de Tuusula, no sul da Finlândia, ao abrir fogo e matar oito pessoas.
As vítimas daquele tiroteio foram seis alunos, a diretora do instituto e a enfermeira do centro de ensino, assim como o autor dos disparos, que morreu em um hospital de Helsinque horas disparar um tiro contra a própria cabeça.
Fontes: Agências

Nenhum comentário: