tonydsilva@ibest.com.br / decioantoniosilva@bol.com.br

.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Show marca abertura das Olimpíadas de Pequim




Oito de agosto (mês oito) de 2008, 20h08 pelo horário chinês (9h08 de Brasília). Cerca de 4 bilhões de pessoas deverão estar, neste momento, com os olhos nas imagens que TVs do mundo inteiro mostrarão do Estádio Nacional ("Ninho de Pássaro"), onde acontece a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim. Registrar a maior audiência da história da TV não é o único recorde que a China pretende bater com o imenso evento, sob o estigma do número oito, que representa a prosperidade na cultura local.
Será a festa mais cara que uma Olimpíada já teve: US$ 100 milhões (R$ 160 milhões) é o orçamento estimado, o dobro do gasto em Atenas-2004. Nada surpreeendente para o país mais populoso do mundo (1,3 bilhão de pessoas), que busca chegar ao topo do quadro de medalhas nos Jogos com o maior número de nações participantes (204), no dia 24 - na Grécia, os chineses encostaram nos líderes norte-americanos na tabela de condecorações.
No Estádio Nacional, 91 mil espectadores verão um retrato da modernidade chinesa e presenciarão o momento em que desconhecidos países como Guam, Ilhas Marshall e Palau ganharão a atenção do planeta por alguns segundos, ao lado dos atletas e membros de delegações que participam dos Jogos. O Brasil será a 39ª nação a entrar no Ninho de Pássaro, de acordo com a ordem de nomes estabelecidas pelo alfabeto chinês. A honra de carregar a bandeira brasileira caberá ao bicampeão olímpico Robert Scheidt, do iatismo.
O estandarte chinês ficará, pela segunda vez seguida, a cargo de Yao Ming, uma das estrelas do basquete da NBA. Como o pivô de 2,29m já participou do revezamento da tocha olímpica, assim como o astronauta chinês Yang Liwei, persiste o mistério sobre quem acenderá a pira que simboliza a Olimpíada, um dos segredos cuidadosamente mantidos pela organização. Cautela também não falta quando o assunto é segurança: 9 mil militares estarão no Estádio e aproximadamente 100 mil policiais e soldados se posicionarão nos arredores, em um esquema que envolve inclusive barreiras antimísseis.
Se possíveis ameaças terroristas devem estar sob controle, não se pode falar o mesmo de outros dois quesitos que preocupam os chineses: protestos políticos - os atletas podem ser punidos pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), mas não se pode dizer o mesmo dos espectadores - e uma provável chuva, contra a qual a técnica de bombardear nitrato de prata nas nuvens de locais próximos pode ser uma solução.
O cineasta Zhang Yimou, diretor de filmes como 'Lanternas Vermelhas' e 'O Clã das Adagas Voadoras', foi o encarregado de condensar 5 mil anos de história chinesa em um só espetáculo de cerca de três horas e meia. Mas o show está longe de acabar por aí: oito horas depois, começam as competições.


Fontes: C 13 e Agências

Nenhum comentário: